05/02/2009

"Livro das Perguntas"


"Livro das Perguntas" de Pablo Neruda.

Quanto a mim, uma verdadeira delícia...

Trata-se de todo um conjunto de pequeninos poemas, de frases curtas, em forma de interrogação. É uma verdadeira viagem à idade dos “porquês”! São perguntas simples, “tolas”, cheias de curiosidade e sem banalidade. São perguntas sábias... perguntas que nos fazem reflectir, outras rir, mas todas nos ensinam algo de valioso.

Aqui ficam alguns poemas "tolos", sem nexo ou talvez não!!


XXXV

Não será a nossa vida um túnel
entre vagas claridades?

Ou não será uma claridade
entre dois triângulos escuros?

Ou não será a vida um peixe
preparado para ser pássaro?

Será a morte de não ser
ou de substâncias perigosas?


XLII

Sofre mais quem espera sempre
que quem nunca esperou ninguém?

Onde termina o arco-íris,
na tua alma ou no horizonte?

O céu dos suicidas será
alguma estrela invisível?

Onde ficam as vinhas de ferro
donde caem os meteoros?


XLIX

Quando vejo o mar de novo,
o mar viu-me ou não me viu?

Porque é que as ondas me perguntam
o mesmo que eu lhes perguntei?

E porque batem nas rochas
com tanto entusiasmo vão?

Não se cansam de repetir
à areia a sua declaração?




Sem comentários: