29/09/2009

Ilusão



Era uma vez um camponês gordo e feio
que se tinha apaixonado (porque não?)
por uma princesa bonita e loira…

Um dia a princesa – vá lá saber-se porquê –
deu um beijo ao camponês gordo e feio…

E, magicamente. Este transformou-se
num príncipe esbelto e ataviado.

(Pelo menos, era assim que ela o via…)

(Pelo menos, era assim que ele se sentia…)


In: “Contos Para Pensar” by Jorge Bucay

Sábado à noite:

Falávamos, no carro, numa check-list… - lol, é um conceito cada vez, mais na moda, principalmente para raparigas, solteiras, prendadas e em idade casadoira.

Glossário: Check-list é todo o vasto conjunto de predicados que o menino deverá possuir.

Domingo à tarde:

Em casa dos meus avós, numa prateleira, um livro com capa cor-de-rosa, chama a minha atenção - os livros do meu avô nunca têm a capa desta cor – peguei no livro e folhei. Li este pequenino conto, e este sim, poderia ter sido contado pelo meu avô.

Hoje:

Dei comigo a pensar… nesta ilusão em sentido inverso…

Engraçado, muitos de nós passamos uma vida inteira em busca de um príncipe encantado, buscamos quase sempre um modelo de perfeição… e muitas vezes, quando pensamos que encontramos o tão desejado príncipe, este rapidamente se transforma em sapo, esbarrarmo-nos com a desilusão.

Agora quanto à ilusão… já o ditado, que é antigo, diz que o amor nos deixa cegos… o que me leva a perguntar - onde começa e acaba a ilusão?

Afinal, andamos iludidos, porque vemos coisas onde elas não existem, logo criamos uma verdade que existe unicamente na nossa cabeça. O que leva a outra questão - onde começa e acaba o amor? O que leva ainda a outra pergunta - qual é o verdadeiro poder transformador do amor?

Perante isto, pessoalmente, não me sinto qualificada para responder. Talvez, porque até à data de hoje, apenas tenha vivido a ilusão em sentido lato.

Quanto ao poder transformador, continuo acreditar, (confesso que às vezes a muito custo), que ele existe, qualifica-lo, também não sei, definir, muito menos… tenho apenas a certeza que ele existe… Como é que eu sei? É tão simples como explicarmos a existência do vazio, apenas o podemos fazer, por comparação.

Finalmente a minha check-list… é vasta, longa e esmerada… mas muito resumidamente, abrevia-se a este ponto - ser a camponesa aos olhos de um príncipe, e ter a convicção que ele saberá sempre o meu nome, o meu rosto e minha verdadeira essência.

By Mir

2 comentários:

princesa... disse...

Ah!... o amor...
esse sentimento traiçoeiro!
Deixas-te-me a pensar...

Mir disse...

:+)!! ui ui!! mas repara no título do livro - "Contos para pensar"!!! mas vais ter que partilhar as tuas conclusões, ai vais, vais...

beijo grande Prinsesa!