17/03/2009

O Nome dos Gatos




O nome dos gatos, questão delicada,
Não é um passatempo de gente indolente;
Bem podem pensar que sou doido varrido
Mas um gato tem sempre TRÊS NOMES DISTINTOS.


O primeiro é o nome usado em família
- É gato Lobato, Salvato, ou Renato,
Torcato, Honorato, Beato ou Falcato-


Nomes próprios comuns, decentes, normais.



Gente de requintes e nomes sonantes
Tem nomes famosos de damas e heróis
- Deméter, Electra, Admeto e Platão -


Nomes próprios, comuns, decentes, normais.


Mas, sabem, ao gato um nome faz falta


Que seja diferente, exclusivo, distinto.


Para andar emproado, cauda empertigada,
Bigodes ao vento, seguro de si.


Tantos nomes eu sei que chamam ao quorum
( E exemplos são Quaxo ou Coricopata
e Bombalurina ou então Gelinorum)

E mais nenhum gato terá nome igual.


Além destes nomes há um por dizer,

Nome que ninguém sabe adivinhar,
Nome inacessível à ciência humana,


O GATO SABE mas jamais confessa.


Se virem um gato a cismar, cismar,
Sou eu que vos digo, o motivo é só um:


Sua alma isolada medita, contempla,
E pensa, repensa no nome que é seu,

Seu nome inefável e fável também

Fá-e-inefável

Profundo, misterioso, singular.





in: "O Livro dos Gatos" de T.S. Eliot

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente fotografia! E o poema não lhe fica atrás.
Eu, só lamento uma pequena coisinha... sou um bocadinho alérgica a Gatos ou, talvez sejam os Gatos, que são alérgicos a mim!

Mir disse...

lollol!!! QT à alergia... - "Atão" faz como eu, proíbes o doutor de afirmar que és alérgica a gatos, e pronto já tá! :) Problema 1 resolvido! Qt aos gatos serem alérgicos a ti?! Tretas!!! Há sempre um gato que nos compreende!!!! :P beijinho

a flower named Blue disse...

Gatos... De uma arrogância fenomenal, ego do tamanho do mundo, cabeçudos, malandrões (e malandrecos)... Adoro!!! :)
(Devia era ter lido este poema antes de baptizar os meus...)

Mir disse...

Ui!!! eu tenho 3 neste momento: A madame Perla, o Merlim e o Balú!!