10/03/2009

Tarô




Tarô, um dos meus segredos…um baralho de tarô.
Na verdade são vários, tenho uma pequena colecção: o mais velhinho de gatos (só podia ser) – The Halloween Tarot; dois de Fadas – The Fairy and Mystic Faerie Tarot (adoro fadas); dois mais tradicionais – O Cósmico e o de Marsseille; o esquisito – The Karma Tarot, (ainda não nos entendemos muito bem) e o complexo Da Vinci Tarot (singular, mágico).

Não me lembro quando começou esta minha paixão… mas foi algo que foi crescendo comigo. Comecei p
or brincar com umas cartas, que saíram numa revista, sei lá “praí” a Bravo ou a Ragazza (sim, já fui pequenina, e não leio só coisas sérias!) Pois… explicando (para quem não percebe nada do assunto), um baralho de Tarô normalmente, é constituído por duas partes, os grandes arcanos, são 22 cartas, (aquelas da Maya) e depois pelos pequenos arcanos, que no fundo, é um vulgar baralho de cartas (das que nós usamos para jogar), mas este pode, ou não, ter mais uma carta por naipe conhecida como o Pagem…ao todo são 78 cartas...

Gosto da complexidade de algo que aparentemente é muito simples, mas não é, de todo. Não se aprende Tarô, não acredito nisso de cursos de iniciação. Tarô é muito mais que um baralho de cartas é muito mais do que saber o significado de cada uma delas. Muitos têm medo. Porquê? sei lá, nunca entendi, o porquê, mas acho que muito erradamente, pensam que tem algo ligado com bruxarias, ou então pensam que o facto de olharmos para as cartas, conseguimos ver toda uma vida. Nada disso, meus caros! Depois temos os cépticos. Os meus favoritos (tenho de admitir), aqueles que chegam, e começam logo por dizer: “Isso são tretas!”, “não acredito em nada disso”, mas são curiosos, e já diz o ditado – a curiosidade matou o gato, e “catrapum!!” , aquele ar confiante, gingão, o sorriso de orelha a orelha, tudo isso vai-se embora no momento em que eu começo a falar… e isto explica-se simplesmente, no facto de eu não fazer perguntas, as perguntas são eles que fazem, para eles e ao Tarô, eu só interpreto o que dizem as cartas, e como dizem sempre a verdade, e dão que pensar, estes cépticos, voltam sempre, mas reparem bem na argumentação: “olha, podias ler-me as cartas, não é que acredite nisso que elas dizem, mas já agora, é só para saber, e até é giro”… (Sério…”duh”!)

Enganem-se os que acreditam que o Tarô responde a todas as perguntas, e que as respostas são absolutas, não vejo assim, ele dá-nos indicações, conselhos. O futuro? Isso é uma Utopia. O que nos mostra, é o presente e o passado…agora quanto ao futuro, dá-nos uma indicação do que poderá acontecer, mas existe algo que é fundamental na nossa vida, livre arbítrio. Então, se considerarmos que tudo é uma escolha, assim, cabe-nos a nós fazermos a escolha mais acertada. Mas o que acontece, quando erramos, ou somos enganados, e nos magoamos? O tempo não volta atrás. É simples, aprendemos. E assim tomamos consciência, que estes eventos, menos bons, nos tornaram na pessoa que somos hoje, com as nossas riquezas e misérias! Somos únicos, singulares, diferentes… Eu, costumo dizer, somos iguais a nós próprios.

Os segredos do Tarô estão dispersos num conjunto vasto de símbolos, imagens, l
endas, mitos, filosofias e crenças, espalhadas por todo o mundo e em diversas culturas. O tarô é um mundo, um tesouro, que resistiu à passagem dos séculos, sem perder a sua actualidade. Cada arcano (carta ou lâmina) graficamente é uma folha na qual se encontram pintados ou gravados retratos, figuras, imagens… uma característica fundamental nas cartas de Tarô, é que as cartas geralmente representam o reflexo da realidade tal como a vemos num espelho: o braço direito da figura é o nosso braço esquerdo e as descrições nesse sentido referem-se sempre à imagem retratada. As cartas são como que letras de um alfabeto oculto, sendo que os pormenores e as cores constituem "comentários" que completam o seu significado. A própria palavra, arcano tem um certo misticismo e diferentes significados dependendo das raízes culturais. Significa mistério, muitas vezes está associada a um segredo (o santo Graal, um mito) guardado numa arca (neste ponto temos lendas como a Arca da Aliança e Noé), algo que não está acessível.


Resumindo, as cartas de tarô são imagens carregadas de simbolismo, que só adquirem um significado quando interpretadas pelo pensamento do Homem e constituem um verdadeiro desafio ao Homem racional. Têm a função de sugerir em nós reflexões, e de nos ajudarem a aprofundar algumas questões que muitas vezes reprimimos. No entanto, também não devemos considerar que nos revelam verdades absolutas. As cartas por si só não têm valor. O que as anima é a inteligência, a concentração e intuição de quem as usa. Partilho aqui duas cartas:


XVII A Estrela (pertence aos grandes Arcanos):


Uma carta mágica. Tem múltiplos significados. Para mim, está intrinsecamente ligada ao destino, a algo que não conseguimos controlar, algo que tem forçosamente de acontecer, para podermos evoluirmos, mas é sempre algo de bom e para melhor que acontece na nossa vida. É a carta da esperança. A carta dos sonhos. A carta da vida no seu estado mais puro. Traz sempre uma mensagem positiva. Diz-nos que a resposta está dentro de nós, e que, tudo, o que aconteceu para trás, todas as dificuldades, serão ultrapassadas. Diz-nos, que não podemos deixar de acreditar. Ter esperança. Aconselha-nos a encontrar um ponto de equilíbrio, e uma vez encontrado este ponto, então algo acontecerá, é como se houvesse uma força que nos puxa numa determinada direcção. Algo que nos guia e protege. Estrela é uma luz que aparece na escuridão.




5 de Espadas(Pertence aos pequenos arcanos):


Espadas, é um naipe complicado, está ligado a coisas de natureza prática. Geralmente esta carta aparece quando algo na nossa vida vai de mau a pior. Pode significar, culpa, derrota, obstáculos, problema de difícil resolução, algo que nos deixa sem força e profundamente tristes. A pergunta que acompanham esta carta é: O que pode e deve ser feito para mudar a situação? A mensagem: às vezes a única forma de resolver um problema é avaliá-lo de todos os ângulos e em todos os seus aspectos. Isto pode ser feito de duas formas: sozinhos, ou com a ajuda dos outros. E como também diz a sabedoria popular, às vezes para se encontrar a resposta certa, a única forma é fazer a pergunta correcta.



Ah! Não sou Taróloga...Apenas gosto de Tarô!!

7 comentários:

a flower named Blue disse...

Tretas! ;)
A Estrela é a minha preferida!

Anónimo disse...

Bravo, excelente texto e explicação sobre 'Tarô', simples e complexo :)!!
Concordo com o facto de o futuro ser uma 'Utopia', porque se também não o fosse, que piada teria a Vida!!!
Agora pergunto: se o Tarô não se aprende, então como é que se sabe Tarô?

Mir disse...

lollollol É A MINHA TB!! mas tretas em que sentido lol, céptica ou apenas curiosa???
beijinho

a flower named Blue disse...

'Tava a brincar. Também me vou tentando entender com um baralho de tarô. O meu é o da Bruxa Cabalista... hehehe...
Beijinho para ti tb

a flower named Blue disse...

Ah! E adorei a música :)))

Mir disse...

Menina... lolol apanhaste-me!!
mas eu quis foi referir-me aos cursos de tarô, mas isso tu já sabias! :)

...da mesma forma que se sabe a vida... :)

beijinho

Anónimo disse...

Fico impacientemente á espera da 'explicação' das restantes cartas do Tarôt!