13/04/2009

Pássaro Negro





Ei-lo ainda e sempre

..........uma outra vez

grande pássaro negro

.........................abate-se

surge a pairar com a sua sombra

................................imensa

......................que tudo impregna

...........que tudo envolve

......................que tudo cobre

.............tudo acolhe

sob o seu manto protector

feito de noite e de escuridão

uma angústia indefinível toma posse de mim

uma consciência aguda

....................violenta

..............dolorosa

da profunda solidão

que me rodeia

na qual estou imerso

.................embebido

............submerso

.................afogado

por mais voltas e voltas que dê

por mais gestos e movimentos que esboce

não consigo sacudir esta sombra descomunal

.................................este negrume

que se infiltra por todos os interstícios

da minha alma

as noites prolongam-se sobre as noites

todas elas imensas

.............infindáveis

a cama nunca me espera

nunca nada me espera

sou sempre eu a esperar

..a esperar por nãoseioquê

................pelo que não existe

pelo que não há

................pelo que não vem

por vezes a minha cama tem quatro rodas

move-se vertiginosamente pelo asfalto

outras vezes permanece imóvel

debaixo de um plátano

na lateral de uma qualquer rua deserta

ah... vontade imensa de sacudir esta pele

de me metamorfosear

num outro (qualquer) eu

....não importa qual

.....desde que outro

que angústia

se apossa de mim

.......se entranha

..........se insinua

consciência súbita

da quantidade de mar

que separa a minha árida

................pequena ilha

de todos esses imensos continentes

na direcção dos quais estendo avidamente

as mãos os braços

..........os lábios

..........todo o meu ser

sem que contudo almeje sequer

vislumbrar

.....alcançar

um (outro) árido pedaço

de uma qualquer (outra) realidade

com a qual me possa ao menos

sentir levemente solidário

........dou-me desesperadamente

dou-me furiosamente

........dou-me violentamente

a todos os dias estúpidos

...que se sucedem

.........que giram rodopiam

perante a minha alma assombrada

com a velocidade

........o ritmo frenético

..................estonteante desenfreado

com que se move o resto do mundo

...dói-me a realidade

...doem-me as ruas desertas

os letreiros de néon da cidade

.......dói-me a alma

......doo-me eu mesmo

ergo os olhos para o alto

.........se o meu destino é a cruz

.........porquê a angústia da via sacra?

dou-me incessantemente

........até ao limite até ao tutano

........até nada mais me restar

senão esta sombra

.....esta negritude por onde comecei

este devaneio

.......pássaro negro

pássaro triste

............pássaro louco

pássaro tonto

..............pássaro desvairado

que sucessivamente

persiste insiste

em voar teimosamente

................como uma seta

em estatelar-se

violenta e aparatosamente

contra estes muros

............imponentes

............altivos

............imóveis

............inexpugnáveis

..........de frio

................sólido

.........impiedoso

e implacável

...............granito...


Poema de Luis Beirão


Video for "The Owl" created by Emmanuel Ho from the album Fear Is On Our Side by I Love You But I've Chosen Darkness on Secretly Canadian

2 comentários:

Luis Beirão disse...

Gostei da música escolhida. Muito sugestiva.
Boa surpresa!

Mir disse...

:)


Obrigada pela visita ao meu blogue! :))!!!

Quanto à musica, já conhecia o vídeo e quando li o teu poema, a primeira vez, achei que tinham tudo a ver! O poema é mt forte, o vídeo tb, penso que se completam, embora saiba que que um ñ é uma ilustração do outro...

Beijinho