11/11/2009

[quase] EU!





Eu


Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem sorte,
Sou a irmã do sonho, e desta sorte,
Sou a crucificada...a dolorida...

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo para me ver
E que nunca na vida me encontrou!


(Florbela Espanca)


A minha sombra sou Eu

A minha sombra sou eu,

ela não me segue,
eu estou na minha sombra
e não vou em mim.
Sombra de mim que recebo a luz,
sombra atrelada ao que eu nasci,
distância imutável de minha sombra a mim,
toco-me e não me atinjo,
só sei do que seria
se de minha sombra chegasse a mim.
Passa-se tudo em seguir-me
e finjo que sou eu que sigo,
finjo que sou eu que vou
e não que me persigo.
Faço por confundir a minha sombra comigo:
estou sempre às portas da vida,
sempre lá, sempre às portas de mim!


(Almada Negreiros)

Dever de Sonhar


Eu tenho uma espécie de dever,
dever de sonhar,

de sonhar sempre,

pois sendo mais do que um espectáculo de mim mesmo,
eu tenho que ter o melhor espectáculo que posso.

E, assim, me construo a ouro e sedas,
em salas supostas, invento palco,
cenário para viver o meu sonho
entre luzes brandas e músicas invisíveis.

(Fernando Pessoa)



Acordo do meu sonho… E não sou nada!

(Florbela Espanca)

3 comentários:

menina... disse...

...ora aqui estão 4 poemas lindissimos!

a POESIA é a unica 'coisa' que define o indefinivel, que decifra o indecifravel, que diz o que não se consegue dizer, que põe por letras aquilo o que se sente quando não há palavras para o fazer, que explica o que é inexplicavel...

Estão aqui estados de alma...ou momentos.

menina... disse...

com tanto sonho, não te esqueças de viver...

Mir disse...

pois eu sei... mas eu agora tou na onda de sonhar uma Forma de realização, para depois então realmente dar uma Forma real, à minha vida...

com este discurso todo, o que eu quero dizer é que estou em vias de ganhar juízo... mesmo, mesmo... enfim viver mais!!!


Estes poemas são fantásticos, eu gosto particularmente do de Almada Negreiros...